Convite Padrinhos, Dicas + Tendências, Planejamento

Saiba como escolher os padrinhos de casamento

A preparação para um casamento é sempre muito excitante, mas o excesso de detalhes, fornecedores e situações que precisam ser planejadas fazem com que a cabeça dos noivos fique cada vez mais cheia, principalmente quando a data começa a se aproximar. Pensando nisso, hoje vamos te ajudar com mais um detalhe muito importante: os padrinhos de casamento!

Uma designação tão bonita, mas que exige certos cuidados. Para evitar constrangimentos na hora de formar os pares, veja as nossas 5 dicas para facilitar a sua escolha. Com planejamento e antecedência as decisões continuarão sendo prazerosas para o casal!

 

Qual é a função dos padrinhos de casamento?

Independentemente da religião, os padrinhos de casamento são as pessoas escolhidas pelos noivos para acompanhar e zelar pela união do casal ao longo de toda a vida. Eles também são responsáveis por ajudar na preparação da cerimônia, organizar as despedidas de solteiros e os chás (bar, lingerie, de panela, e outros).

Na hora da escolha, surgem as dúvidas: posso convidar apenas o marido sem sua esposa? Tem algum problema chamar muitos padrinhos? Quanto tempo antes da cerimônia devemos fazer o convite para que eles possam se preparar? Continue lendo e veja nossas dicas para eleger os padrinhos de casamento!

 

Como escolher os padrinhos?

Seja criterioso na escolha

A escolha dos padrinhos é muito importante e precisa ser feita com bastante critério. Neste caso, a nossa primeira dica é pensar se as pessoas convidadas terão uma relação longa com o casal.

Há casos em que um amigo é convidado e, por educação, sua namorada acaba virando madrinha também. Um tempo depois, o namoro deles termina e você nunca mais verá aquela pessoa que você nunca teve intimidade, mas que aparecerá com destaque em todas as fotos e vídeos do seu casamento.

O dia mais importante de sua vida não pode ser usado para fazer média com ninguém. Chame pessoas com laços fortes e duradouros!

 

Não exagere na quantidade de padrinhos

Algumas igrejas impõem limites para a quantidade de padrinhos, mas não há uma regra fixa para isso. Entretanto, como o objetivo é chamar apenas as pessoas realmente especiais, não é aconselhável convidar muita gente. É importante, também, pensar no tamanho do altar para decidir o número de padrinhos: deixar apenas alguns dentro, enquanto outros ficam fora do altar, pode causar uma situação desagradável.

Pode acontecer que algumas pessoas declinem o convite, por diversas razões. Isso é mais comum do que se imagina! Portanto, não se preocupe caso isso aconteça com você, e procure uma alternativa.

 

Escolha conforme os círculos de amizade

É comum que, em cada círculo de amigos, você tenha uma pessoa com quem tem mais afinidade. Se você estiver com muitas opções, uma boa dica para ajudar na sua decisão é escolher uma amiga em cada círculo. Por exemplo, uma madrinha da família, uma entre as amigas de infância e outra entre as amigas atuais pode ser uma boa solução.

 

Faça o convite com antecedência

O mais usual é que os padrinhos de casamento sejam os primeiros a serem comunicados da cerimônia ― depois dos familiares, é claro. Sendo assim, a madrinha e o padrinho devem ser chamados antes da entrega dos convites para os outros convidados e antes da publicação do site do casamento. O ideal é avisá-los com cinco ou seis meses de antecedência. Para o convite, prepare uma bela mensagem sobre a sua escolha!

 

A formação dos pares

Não se esqueça de que algumas pessoas acreditam que só podem entrar juntos no altar apenas uma vez. Isto significa que alguns casais de namorados não gostarão de formar par na hora da cerimônia. Não há nenhum problema em “separar” os namorados no momento da formação dos pares. Também não se preocupe em colocar juntas pessoas que não se conhecem.

 

Agora que você já sabe as principais dicas na hora de escolher os padrinhos de casamento, siga sua intuição, mantenha a calma e pense em pessoas queridas, que estarão com vocês por muitos e muitos anos!

Já escolheu os seus padrinhos? Tem alguma dica para compartilhar? Deixe seu comentário!

Veja também: