Dicas + Tendências, Planejamento, Save the Date

Save the date: saiba o que é e qual sua importância para os noivos

Convites, vestido, trajes do noivo e das daminhas, flores, buffet da recepção, DJ ou banda, lista de convidados, cerimonialista, marcar o dia na igreja, iluminação, decoração…. Não são poucos os detalhes que envolvem a produção de uma cerimônia de casamento perfeita!

Entre tantas providências a serem tomadas para o casamento, uma das mais importantes é o envio do “save the date” para os convidados. Quer saber mais sobre o que é isso e a importância desse detalhe para os preparativos do casamento? Continue a leitura!

O que é o save the date?

Save the Date laranja e pretoO save the date – “reserve a data”, em português – é um pré-convite feito pelos noivos, para avisar os convidados sobre o casamento e pedindo para que reservem a data marcada.

Ele é essencial especialmente para destination weddings, ou seja, casamentos fora da cidade (ou até mesmo do país) em que os noivos moram, para ajudar todos a se programarem previamente para a cerimônia.

Também é muito importante para convidados que tenham muitos compromissos, viagens ou que morem mais longe, pois permite que eles se programem para ir à cerimônia mais tranquilamente, sem apertar o orçamento e atropelar compromissos.

Qual a importância do save the date para os noivos?

Para os noivos, o save the date é importantíssimo para garantir que os convidados mais queridos possam participar de um dia tão especial e importante em suas vidas. Afinal, cada convidado escolhido pelo casal com certeza é importante e necessário nesse dia, em que serão celebrados o amor e a união deles.Save the Date Marcador de Livro

Além disso, com o aviso do save the date, é possível que as pessoas que realmente não poderão ir avisem os noivos com antecedência. Isso é bastante importante na hora de fechar os contratos de buffet, por exemplo, já que o planejamento é feito com base no número de convidados confirmados.

Se, por exemplo, 25 dos seus 300 convidados não puderem comparecer no dia, o casal poderá se reorganizar antecipadamente na hora de assinar o contrato ou até mesmo convidar pessoas que haviam sido cortadas anteriormente da lista, dando oportunidade para que elas possam comparecer.

Sendo assim, notificar sobre a data do casamento não só ajuda a garantir que as pessoas queridas tenham mais tempo para se organizarem e comparecerem à cerimônia, mas também evita prejuízos futuros relacionados ao alto número de ausências.

Como fazer um save the date para os convidados?

A primeira grande dúvida que surge quando se trata desse assunto é: quando enviar o save the date?

Quanto antes melhor! Ele deve ser enviado assim que os noivos souberem o dia e o horário do casamento. Normalmente, o save the date é enviado com 5 meses de antecedência a até no máximo 90 dias antes do grande dia.

Depois dessa data, o envio do save the date acaba complicando o planejamento dos convidados que moram longe e precisam planejar a viagem, reservar voos e estadia em hotel etc.

Seu formato é bastante simples e informal: você deve apenas informar o dia, horário e local da cerimônia. Ou seja, o save the date dispensa todos os detalhes formais que normalmente são informados no convite oficial.

Além disso, justamente por ser mais informal, os noivos podem usar e abusar da criatividade na hora de fazer o save the date. Convites impressos despojados, cartões postais, vídeos, sites, fotos ou então até mesmo fazer lembrancinhas que seus convidados poderão usar, como calendários, bottons, ímãs de geladeira…

O importante é usar e abusar da criatividade nesse momento e fazer algo que represente as características do casal.

Lembre-se de criar um save the date relacionado à identidade visual do seu casamento, já que esse será o primeiro contato que seus convidados terão com o que está sendo preparado. Assim, é possível deixá-los com um gostinho de “quero mais” sobre o que está por vir!

Gostou de saber mais sobre o que é o save the date e como seu envio funciona na prática? Então compartilhe o post com seus amigos nas suas redes sociais e mostre que as preparações para o seu casamento já iniciaram!

Veja também: