Complementos, Dicas + Tendências, Inspiração

Votos de casamento: confira essas 14 dicas!

A hora do “sim” está chegando e vocês desejam torná-la mais especial ainda? Saiba que é possível fazerem os seus próprios votos de casamento. Hoje, nós vamos te ajudar a elaborar esse discurso, que dá ao momento mais importante da cerimônia aquele toque a mais.

Existem dois tipos de votos de casamento: o tradicional e o espontâneo. O tradicional segue pela repetição dos dizeres do celebrante. Já o espontâneo é mais autêntico e combina mais com esse momento, deixando-o ainda mais intimista.

Apesar de ser o momento mais emocionante da cerimônia e de ter um peso importante no contexto, o voto de casamento é mais fácil de fazer do que você imagina. Tudo o que você precisa é de concentração, caneta e papel. Vamos começar?

1. Livre-se das fórmulas prontas

O que será dito no dia da cerimônia é algo que vem do seu coração, da sua alma. Não adote frases ou fórmulas prontas, pois isso vai travar a sua criatividade.

2. Não esqueça de colocar um prazo

Lembre-se: você é a noiva e a sua vida, até o casamento, será bastante corrida. Estabeleça um prazo para terminar os seus votos de casamento.

3. Vá para um lugar tranquilo

Escolha um lugar tranquilo para começar a se preparar para escrever o seu voto de casamento. Tenha em mente que você precisa se concentrar e que não terá interrupções. Sabe aquele lugar especial para vocês dois, que faz todos os outros pensamentos desaparecerem?

4. Pense na história de vocês

Como vocês se conheceram? Quais eram as circunstâncias? A cena do início de tudo deve estar fresca na sua memória e você, melhor do que ninguém, é a pessoa ideal para relembrar isso e contar para todos.

5. Anote todas as características do seu amor

O que faz que o coração bater mais forte? O que você admira? O que faz seus olhos brilharem e querer estar sempre junto? O que acontece quando você pensa nele? Quais são os sentimentos que você tem? Anote todas as características dele em uma lista. Você vai precisar dela logo mais.

6. Pense na música de vocês

Sabe a música que marcou o relacionamento de vocês? Ouça uma, duas ou três vezes. Deixe que ela reviva todos os sentimentos e momentos importantes do seu relacionamento. Anote as suas impressões.

7. Cite os momentos marcantes da relação

Esse é o momento perfeito para que você conte aquele desafio superado por ambos, a risada interminável por uma situação engraçada ou a lição de vida que um aprendeu com o outro.

8. Evite as situações constrangedoras

O momento é de celebração, então não caia na armadilha de citar situações constrangedoras. Isso pode magoar o seu parceiro exatamente no dia mais importante do relacionamento de vocês.

9. Fale sobre a felicidade do seu dia

Conte como você está se sentindo naquele momento e como foi para chegar até lá. Não economize na descrição dos seus sentimentos, deixe-os aflorar.

10. Faça a sua proposta de amor

Chegou a hora de listar as suas promessas, como você pretende se dedicar à relação e o que você fará para que ela seja cada vez melhor. Vale usar como base as palavras ditas nos votos tradicionais de casamento.

11. Finalize com uma surpresa

Surpresa é surpresa, certo? Use a sua criatividade e surpreenda com um final bem legal.

12. Pratique o discurso

Leia e releia quantas vezes forem necessárias, sempre em voz alta. Treine a dicção das palavras, a entonação e deixe que o seu sentimento, nesse momento, possa tomar conta de você.

13. Escolha um papel maravilhoso

Nada de levar seus votos em uma folha comum, certo? Converse com quem está fazendo as artes dos convites e identidade visual do seu casamento e peça para colocarem em um papel maravilhoso o seu discurso. Você também pode pedir a elaboração de uma pastinha personalizada para que o discurso fique dentro.

14. Chegou a hora? Respire fundo e siga em frente

Ninguém, além de você, está mais capacitada para fazer isso.

 

Gostou das nossas dicas para fazer os votos de casamento? Então, deixe o seu comentário no post e nos conte como está sendo essa experiência para você.

Veja também: